17/05/2011

Tudo sobre o Painel de controle do windows.

E sempre bom ficar por dentro de tudo que a de novo na microsoft, mas não podemos deixar de lados as funções mais importantes do windows como o painel de controle então fique por dentro e não perca nenhuma dica desta para que assim você possa se adaptar melhor e não deixar que nada o lhe atrapalhe.

Teclado.


Velocidade

Na guia "velocidade", para repetição de caracteres, você seleciona o intervalo de repetição (entre o primeiro e o segundo caractere) e a taxa de repetição (entre o segundo e os demais caracteres), para quando mantiver pressionada uma tecla.
Para taxa de intermitência do cursor, você seleciona a velocidade.


Hardware

A guia "hardware", você seleciona o tipo de teclado conectado ao seu micro, ou modifica-o.


Opções Regionais e de idioma.


Se você estiver trabalhando ou produzindo documentos para uma região ou pais diferente daquele para o qual o computador foi configurado, pode alterar a região padrão e fazer o Windows XP ajustar os esquemas geral, datas, horas, valores, monetária. Para modificar qualquer uma das definições regionais do Windows, dê um duplo clique no ícone "Opções Regionais" e veja a caixa de diálogo abaixo:

Opções Regionais.


Na primeira guia opções regionais, você encontra em configurações para o usuário atual, onde poderá ajustar o seu sistema para um novo país. Dê um clique na caixa de lista de países, e clique em personalizar, para configurar o tipo de moeda e alguns itens a mais. Visualize o modelo já definido pelo windows do modelo da moeda, da data, etc, a ser utilizado pelo Windows.


Personalizar.


Idioma.
Utilizado para configurar o idioma que será usado pelo teclado, durante o seu uso no ambiente Windows.
Para alterar a configuração do modelo do teclado que está instalado, clique em detalhes.


Plug and Play.

Plug and Play tem o significado das palavras "ligar e usar". Tradicionalmente o ato de adicionar um novo periférico era um exercício de frustração para muitos usuários. Apenas técnicos especializados seriam capazes de instalar alguns novos periféricos.

Agora com o sistema Plug and Play, basta instalar uma placa e o sistema automaticamente a detecta e configura. Os computadores modernos possuem um sistema Plug and Play. O windows xp oferece muitos benefícios na instalação de novos periféricos, principalmente se o novo periférico adere ao padrão plug and play.


Examinando Unidades de Disco.


Você pode a qualquer momento, desejar saber todas as informações necessárias sobre o seu disco rígido, para isso dê um clique duplo no ícone "Meu computador", depois dê um clique com o botão direito do mouse, na unidade de disco á qual você deseja examinar; no caso, vamos dar um clique na unidade de disco rígido.
Então, você terá na tela o menu objeto, neste, clique na opção "Propriedade" .

A caixa de diálogo "Propriedades" mostra quatro guias, "Geral, ferramentas, hardware e compartilhamento". A guia "geral" nos mostra o rótulo do volume o qual você poderá mudar o seu nome se desejar, mas lembre-se: o nome somente poderá conter até 11 caracteres. Esta guia ainda mostra o tipo, espaço utilizado, espaço livre, e capacidade total do disco rígido.

Na guia "Ferramentas" você recebe informações sobre quando foi a última vez que você realizou manutenção no seu disco rígido ou disquete, essa manutenção diz respeito a manter o seu computador funcionando com mais rapidez e com maior segurança, evitando problemas na unidade de armazenamento do seu computador.

Veremos abaixo as ferramentas necessárias para que o disco rígido funcione plenamente a todo vapor.


Usando o Verificar Disco.


O "verificar disco" é um aplicativo muito importante, tem a finalidade de encontrar e corrigir erros lógicos e físicos, em qualquer disco rígido ou disquete.

Os erros lógicos são problemas relacionados com a organização dos arquivos e pastas, tipo: estrutura de diretórios, tabela de alocação de arquivos, agrupamentos perdidos, arquivos com vínculos cruzados, nomes longos de arquivos, etc.

Os erros físicos são problemas com setores defeituosos, saiba porém, que o "verificar disco" não consegue arrumar setores defeituosos, ele apenas transporta os dados gravados nesses setores para setores que não estejam danificados.

Existem alguns caminhos para se acessar o "verificar disco", um deles e realizar o mesmo procedimento do tópico anterior "examinando uma unidade de disco" e na guia ferramenta na seção "status da verificação de erros", dê um clique no botão "verificar agora".

Na caixa de diálogo que aparece, você selecionará a unidade que deseja verificar, selecione também o tipo de teste que você selecionará a unidade deseja verificar, selecione também o tipo de teste que você quer realizar, "padrão" ou  "completo", caso a escolha seja completo, o botão de opções ficará ativo. O teste padrão corrige apenas os erros lógicos , sendo bem mais rápidos, já o teste completo, corrige erros lógicos e físicos, e exige um certo tempo, dependendo do tamanho do seu disco rígido.

Ainda temos uma opção denominada "Corrigir Erros Automaticamente", deixe esta opção destivada para que você mesmo possa determinar ao verificar o disco como corrigir os erros encontrados, depois de tudo pronto, clique no botão iniciar.

Também podemos abrir o "Verificar disco" dando um clique no menu iniciar e seguir o seguinte roteiro: programas, acessórios, ferramentas de sistema e por fim acionar o "Verificar disco".

Se o "verificar disco" encontrar erros, este mostrará uma caixa de diálogo com algumas alternativas para corrigi-los, basta que você clique na alternativa desejada ou dê um clique no botão "mais informações". Logo após o término, o "verificar disco" mostrará os resultado da verificação.
Lembre-se: O "verificar disco" deve ser acionado periodicamente a fim de evitar problemas nos seus arquivos.


Desfragmentador de disco.


Os arquivos você grava no disco rígido, geralmente são armazenados em agrupamentos contíguos, ou seja, em setores adjacentes. Após algum tempo de uso, você irá apagar, criar novos arquivos, copiar, etc, e estes serão gravados em diversas áreas não adjacentes do seu disco rígido, resultando na fragmentação dos arquivos.

Com o passar do tempo e com o uso contínuo do winchester, este pode começar a ficar lento, devido a existência de arquivos fragmentados, o windows xp possui um programa desfragmentador para otimizar seu disco rígido, fazendo com que este passe a ter um bom desempenho.

Iniciando o Desfragmentador.


Existem duas maneiras de se acionar o desfragmentador de arquivos, a primeira consiste em dar um duplo clique no ícone "meu computador", depois com o botão direito do mouse dê um clique sobre a unidade de disco que será desfragmentada, no menu objeto, a opção "Propriedades". Nesta, você escolhe a gula "Ferramentas", e depois a opção "Desfragmentar Agora".

A segunda maneira consiste em dar um clique no menu iniciar, e seguir o seguinte roteiro: programas, acessórios, ferramentas de sistema e por fim desfragmentador de disco. Em seguida, o windows mostrará a seguinte caixa de diálogo:

Nesta caixa, você informará qual a unidade de disco que você deseja desfragmentar, agora, dê um clique no botçao de OK. Em seguida, aparece uma caixa de diálogo onde o desfragmentador analisa e informa quanto da porcentagem do espaço total do seu disco rígido está fragmentado. Esta caixa de diálogo também vai informar se é ou n~~ao necessário que voc~e utilize o programa desfragmentador.

Se você acha necessário o uso do programa desfragmentador, você pode iniciá-lo dando um clique no botão iniciar. Após clicar em iniciar, o desgragmentador inicia o seu trabalho, caso você deseje ver os detalhes do processo de desgragmentação pressione o botão "detalhes". Saiba porém, que ao exibir os detalhes o processode desgragmentação levará mais tempo para se concretizar. Como recomendação. nao utilize a opção detalhes e nem grave informações no disco rígido durante o processo de desfragmentação.

0 comentários:

Postar um comentário