14/05/2011

Correio Eletrônico.


São aplicativos através do quais configuramos nossas contas de Email, possibilitando, desta forma, o envio e recebimento de mensagens via Internet.

Atualmente, temos Outlook Express como bom exemplo e dentre os gerenciadores mais utilizados, pois já vem instalado no ambiente do MS-Windows XP. Dentre outros que temos no mercado, podemos citar o Incredimail eo Eudora - este último muito utilizado no ambiente do sistema Operacional Linux.

Sistema de e-mail.


O envio e recebimento de uma mensagem de e-mail é realizada através de umsistema de correio eletrônico. Um sistema de correio eletrônico é composto deprogramas de computador que suportam a funcionalidade de cliente de e-mail e de um ou mais servidores de e-mail que, através de um endereço de correio eletrônico, conseguem transferir uma mensagem de um usuário para outro. Estes sistemas utilizam protocolos de Internet que permitem o tráfego de mensagens de um remetente para um ou mais destinatários que possuem computadores conectados à Internet.

Características do e-Mail

O formato na Internet para mensagens de e-mail é definido na RFC 2822 e uma série de outras RFCs (RFC 2045 até a RFC 2049) que são conhecidas como MIME.
Mensagens de e-Mail consistem basicamente de duas seções principais:
  • cabeçalho (header) — é estruturado em campos que contém o remetente, destinatário e outras informações sobre a mensagem.
  • corpo (body) — contém o texto da mensagem.
O corpo é separado do cabeçalho por uma linha em branco.

Funcionalidades.
Hoje os grandes sítios da Internet criaram uma série de facilidades para o usuário. Note que essa variação é só uma facilidade e não um novo tipo de e-mail. Entre estas podemos citar:

e-mail restrito.

Alguns sítios restringem alguns tipos de e-mail. Esse tipo de restrição normalmente é usado a fim de evitar a atuação de um spammer ou divulgador não autorizado de mensagens em massa. Normalmente esse tipo de mensagem eletrônica é mais usado em empresas.

E-mail com privacidade segura

Normalmente usado por autoridades e seu uso é controlado. Por medida de segurança alguns organismos e entidades internacionais ou mesmo ligados a Governos, categorizam o e-mail como:
  • Privativo ou de uso exclusivo da autoridade: Esse e-mail, apesar de ter acesso a rede é tão restrito que a própria autoridade deve configurá-lo de quem recebe as mensagens;
  • Semi-privativo: O mesmo que privativo, porém menos restrito.
Os norte-americanos chegam ao cúmulo de dar níveis e subníveis a esse tipo de mensagem;
Entretanto, vêm crescendo o uso da criação de chaves criptográficas pessoais (facilidade provida por aplicativos especializados), assegurando a privacidade das informações "de qualquer importância" de cada indivíduo. Tais chaves possuem uma grande flexibilidade, escalabilidade e confiabilidade.
Aqui vão algumas dicas de segurança: Nunca abrir ou responder e-mails desconhecidos; nunca abrir arquivos (ficheiros) de e-mailsdesconhecidos, pois podem conter vírus; e ter sempre um anti-spyware (contra os programas-espiões) e antivírus instalados no seu computador.

E-mail categorizado ou especial.

Especial ou categorizado em níveis, que são de uso exclusivo dos provedores de Internet. Servem para testes e verificar se funciona ou não o seu sistema anti-spam (contra as mensagens eletrônicas em massa).



0 comentários:

Postar um comentário