03/05/2011

O Processador.

Este é o "cérebro" do computador, e trabalha com lógica e binária, o que faz com que ele só entenda os algarismos 0 e 1. por isso precisamos de programas como o S.O. Para executar uma determinada tarefa, como mostrar algum resultado na tela, capturar o valor de uma tecla pressionada no teclado e executar cálculos.

Apesar de ser o "cérebro" do micro ele não faz tudo sozinho. Há a necessidade de ajuda prestada por elementos externos a que chamamos genericamente de circuitos de apoio.

Para que o microcomputador trabalhe organizada-mente, há um circuito chamado GERADOR DE CLOCK, que gera um sinal de sincronismo que será obedecido por todos os circuitos existentes no microcomputador. Este sinal de sincronismo é chamado de clock, é medido em milhões de ciclos por segundo ( MHZ ) e designa a freqüência  de operação do microprocessador. Esta freqüência tem que ser compatível os circuitos de apoio. Desta forma se um microprocessador trabalha com palavras binárias de 32 bits só conseguirá trabalhar com circuitos na Placa-mãe que também trabalhe com palavras binárias de 32 bits o mesmo para os de 64 bits.

0 comentários:

Postar um comentário