14/05/2011

Conheça alguns tipos de conexão existentes.

Discada: È o tipo de conexão mais abrangente aos usuários caseiros. Nesse caso, utiliza-se uma linha telefônica ligada a uma placa de fax modem instalada ao gabinete do computador, e configure uma conexão "dial up". O usuário, neste tipo de conexão, pode utilizar um provedor gratuito, evitando o pagamento de uma mensalidade a um provedor de internet não-gratuito.

A discagem, nesse caso, funciona como se fosse uma ligação comum de um telefone para outro. Com relação ao custo referente a conta da linha telefônica utilizada para discagem, os critérios de cobranças são os mesmos: existe o horário de custo normal e o horário de custo reduzido, que começa as 14 horas de sábado e vai até as 6 horas da segunda-feira posterior, além dos horários, além dos horários noturnos compreendidos entre as 00:00 e as 6 horas da manhã do dia seguinte. Assim, para usuários que utilizem este tipo de conexão durante os horários reduzidos, o custo da conta telefônica referente aos acessos é baixo. porém, torna-se bem maior caso o usuário utilize a internet durante boa parte do dia em quase todos os dias da semana.
Com relação a qualidade, a conexão oferece uma transmissão de dados de, no máximo, 56 kbps, o que é considerado pouco para usuários de que se utilizem da internet em ambiente de trabalho, por exemplo. Além disso a rede dial up sobre de instabilidade, ou seja, não se pode garantir que a mesma discagem vai se manter por um período longo de tempo.

Dedicada: E o tipo de conexão em que o usuário paga uma mensalidade (maior do que a mensalidade paga por um acesso via conexão discada) para o provedor de acesso e para a empresa que oferece o serviço de recebe, em troca, um serviço de conexão a internet 24 horas por dia durante todos os dias do mês. Ou seja, garante ao usuário o acesso a qual quer momento do dia, uma maior estabilidade durante a navegação, além da transmissão de dados ser, no minimo, cinco vezes maior do que a conexão simplesmente discada. Por se utilizar uma banda de linha, (ou de cabo) dedicado só a transmissão de dados, este tipo de serviço e chamado banda larga.

Existem diversas tecnologias de comunicação banda larga, tais como ISDN e ADSL, que se utilizam linhas telefônicas, e cable modem, que se utiliza cabos de TV por assinatura. aqui no Rio de Janeiro, a empresa que provém o serviço de banda larga via linha telefônica é a operadora de telefonia OI, e seu serviço oferecido e chamado "Velox". No caso do serviço de banda larga oferecido pela TV por assinatura, podemos, por exemplo, citar o "Virtua", oferecido pela empresa NET Rio.

É importante salientar que o custo de um acesso dedicado é maior, pois inclui o pagamento da mensalidade ao provedor acesso, além da mensalidade a empresa que fornece os equipamentos físicos necessário, pelo qual se trafegam dados (no caso da OI, por exemplo, se paga o serviço referente a liberação da banda da linha telefônica destinada a transição de dados ao cliente). Este tipo de serviço e mais recomendado para os usuários caseiros assíduos de internet e ás empresas, de um modo geral.

Existem outras formas de se prover um serviço de conexão por acesso dedicado, tal como a internet via rádio, que se utiliza ondas radiofônicas para a transmissão do serviço, contudo, pode-se dizer que a estabilidade e menor em lugares em que a propagação das ondas de rádio não e muito boa, dificultando, dessa forma, a sintonia como o serviço.

0 comentários:

Postar um comentário