29/05/2011

Bus ou barramento.


Bus ou barramento é um conjunto de sinais elétricos com os quais o processador se comunica com as memórias, periféricas e com a lógica de apoio (chipset). Estes sinais são transmitidos ou recebidos por vias ou trilhas. As vias são impressas na placa por um processo foto-químico. Esta técnica de impressão de circuito eletrônico numa placa é conhecida pelo nome de "circuito impressão". É como se fossem fios ligado um componente a outro, ou uns aos outros.

Toda placa de um PC é um circuito impresso. A placa-mãe contém centenas de trilhas que formam o barramento. Como vimos o bus é subdividido em 3:

•Bus de endereços.
•Bus de controle.
•Bus de dados.


BUS DE ENDEREÇOS.

O barramento de endereço é unidirecional. Através deste bus o processador faz o endereçamento a memória. Veja o bus de endereços na figura 3. A seta indica a direção do fluxo de dados da CPU para a memória.

Quando a CPU faz acesso a memória ou interfaces para ler ou gravar dados, vários sinais são ativados. Cada sinal utiliza o barramento correspondente. Eles são:

•Sinais de controle.
•Sinais de endereço.
•Sinais de dados.

Na verdade, trata-se de sinais elétricos representados por dois níveis de voltagem:

5 volts corresponde a "1" (1 lógico).
0 volt corresponde a "0" (zero lógico).

Estes sinais, devidamente agrupados controlados e sincronizados foram a lógica de pulsos: o "sangue" da eletrônica digital.

A eletrônica é a parte da ciência física que estuda os fenômenos da passagem da corrente elétrica nos gases, semicondutores da vácuo.

A eletrônica digital é um segmento da eletrônica que utiliza dois elementos, 0 e 1 conhecidos pelo nome de "bit". A palavra "bit" provém da junção parcial de duas palavras da lingua inglesa: "binary" e "digit" que significam respectivamente binário e dígito.
Dígito por serem dois elementos do sistema numérico decimal (0 e 1)

Binário porque formam um grupo de dois elementos.
Desta forma, foi criado o sistema binário, adequado para o tratamento de informações que utilizam a lógica de pulsos. Os bits 0 e 1 representam condição não e sim respectivamente.

Funcionam como chaves que abrem ou fecham circuitos.

Os processadores 386DX e quase todos os processadores posteriores, possuem o barramento de endereços de 32 bits. Os bits são sinais elétricos que transitam em vias. Assim, 32 bits correspondem a 32 vias. Com 32 bits o processador pode endereçar ate 4 GB de memória ( 4 GIGA BYTE ).


BUS DE CONTROLE.

Através do barramento o controle são emitidos sinais elétricos que controlam o tráfego de dados este bus é unidirecional, isto é, enviar sinais em uma unica direção, da CPU para a memória ou da CPU para as interfaces.


BUS DE DADOS.

É um conjunto de vias ou trilhas através do qual a CPU se comunica bidirecionalmente com a memória e interfaces, transmitindo ou recebendo dados.

Os processadores 386DX, 486SX, 486DX, 486DX2, 486DX4 possuem o barramento de dados de 32 bits. Os processadores 586 e 686 possuem o bus de dados de 64bits. capacidade dos módulos de memória.

PADRÂO                /            N° DE PINOS    /       CAPACIDADE 

SIMM / 8bits           /             30 pinos                       256KB, 1MB, 4MB, 16MB                                             

SIMM / 32bits        /              32 pinos                       1,4,8,16,32,64 MB                                                              

DIMM / 64bits                       64 pinos                       8MB,16MB,32MB,64MB,128MB,256MM, 512MB

0 comentários:

Postar um comentário