19/05/2011

Memória Volátil e Memória Permanente.

MEMÓRIA.


A memória do PC esta basicamente, compreendida em duas partes: Memória permanente e Memória volátil. A memória permanente ou memória de programa é onde estão gravados os programas da fábrica. Esta memória contém o sistema dedicado.

A memória volátil ou memória de dados é a memória RAM, onde os programas e arquivos são executados. Durante o tempo em que o micro fica ligado, a memória volátil contém arquivos e programas em execução.



MEMÓRIA


1.  Memória Volátil.

DRAM , SRAM , CMOS

2. Memória Permanente.


ROM , PROM , EPROM , FLASH , BIOS


Irei começar pela memória permanente.


Memória Permanente.

Esta é a memória de programa. Os dados contidos nesta memória nunca se perdem, mesmo quando o equipamento for desligado. A memória permanente contém os seguintes programas gravados pelo fabricante:

BIOS
SETUP
DIAGNÓSTICO

Alguns fabricantes de BIOS são:

AWARD
AMI
PHOENIX

A memória permanente é fabricada em chips de diferentes tecnologias, entre elas, as mais utilizadas são:

ROM (Read Only Memory): Memória Apenas de leitura. Aceita acessos apenas de leitura. As memórias ROM são gravadas na fábrica.

PROM (Programable Read Only Memory): Rom programável.

EPROM ( Erase and Programable ROM ): Memória só de leitura, programável e apagável. Embora seja uma memória apenas de leitura, pode ser apagada e regravada.
A EPROM possui uma janela circular de vidro transparente que permite a passagem da luz. Quando exposta por um determinado tempo, 10 minutos, a raios ultra-violeta, perde os dados armazenados, oque permite a regravação. A regravação pode ser com o mesmo programa ou com outro.

FLASHBIOS: É uma memória permanente atualizável. É utilizada nas modernas placas-mães. O BIOS contídos nesta memória pode ser atualizado.
Para se conseguir o BIOS atualizado entra-se no site do fabricante e faz-se um download do bios. O próximo passo é configurar a voltagem da flashbios em 12volts(no caso das primeiras placas pentium). Depois disso executasse o o download. Finalmente, volta-se o jumper para 5 volts. Atualmente, a flashbios utiliza apenas 5 volts para leitura e gravação, portanto, as placas-mães mais recentes requerem apenas a execução de um programa fornecido pelo fabricante para que regravação do flashbios seja executada.



RAM ( MEMÓRIA VOLÁTIL )


RAM (Random Access Memory ou memória de Acesso Aleatório).
É a memória do tipo escreve/ lê. Nesta memória os dados tanto podem ser escritos como podem ser lidos. É a memória onde os programas são carregados para serem executados pelo processo. Todo programa em execução está na memória RAM. É chamada de volátil porque perde o seu conteúdo na ausência de energia elétrica.
Acesso aleatório quer dizer que os dados podem ser gravados ou lidos em qualquer um dos endereços na memória. Endereço é o resultado do encontro de uma linha com uma coluna. Por exemplo, considerando a tabela a seguir, para o processador a acessar o dado B3, ele acionará o endereço da linha B e o endereço da coluna 3.


CARACTERÍSTICAS DA RAM.

•Memória de gravação e leitura de dados.

•Armazena programas temporários.

•Armazena comandos de teclado.

•Armazena comandos do mouse.

•Armazena os resultados de operação dos programas aplicativos.

•Volátil: perde os dados sempre que a energia elétrica é desligada.

A RAM é fabricada em dois tipos : DRAM E SRAM.


DRAM ( RAM DINÂMICA )


É a memória principal do computador. É onde os programas são copiados para serem executados. O processador faz a leitura das instruções do programa na memória Ram e as executa. Os dados são gravados na dram por um método capacitivo. Esse processo envolve perda da corrente de fuga, atural do capacitor. Isso requer regravações periódicas para manutenção dos dados. Estas regravações são efetuadas pelo refresh, que é uma lógica de apoio contida num chipset. O chipset é um dos componentes da composição do micro. A finalidade do Refresh é regravar o conteúdo armazenando na DRAM em intervalos de 4 ou 8 ms (mile-segundos).
As memórias são compostas por células. Cada célula armazena um bit. Assim, para armazenar um byte são necessários 8 células.
As células da dram são bem menores que as cpelulas da sram.
Isso possibilita a intergração em larga escala de dram numa pastilha de eilício (chip). Essa facilidade de intergração reduz o custo de produção, tornando o seu preço muito menor, comparado com o preço do sram. A dram é uma memória lenta, com tempo de acesso de 70ns, 60ns e 50ns.



SRAM ( RAM ESTÁTICA ).


Esta memória é construida por circuitos bi-estáveis, chamados flip-flops. Esta tecnologia não requer regravações periódicas, dispensando o uso do refresh. Como toda ram, e sram é uma memória volátil. Entretanto, o problema sram e a dificuldade de integração, que impossibilita acondicionar grande capacidade de células de memória numa pastilha. Este fator contribui para a elevação do custo do produto. A memória sram é muito mais cara do que a memória dram. A sram é uma memória muito rápida, com grande velocidade nos ciclos de leitura ou gravação, São fabricados com tempo de acesso de 15ns, 13ns, 10ns e 8ns. é utilizada como memória cache. A memória cache é um recurso que beneficia grandemente o desempenho do processador, chegando a 90% o ganho de performance. Há muito tempo  a sram vem sendo utilizada para aumentar a velocidade dos micros. No início dos anos 80, um computador de fabricação nacional utilizava uma placa de memória cache com capacidade de 128 kb com centenas de chips de memória sram. Sua área correspondia a duas placas-mães atuais. Em contra-partida, a memória cache atual tem 1mb de cache e está contida em um único chip 20mm x 13mm, soldado á placa-mãe.



0 comentários:

Postar um comentário