25/04/2015

Desfragmentação de disco: o que é, quando fazer e como fazer

Quando você desfragmenta o seu disco rígido (HD), você faz com que sua máquina funcione melhor. A desfragmentação coloca todas as instruções (partes) necessárias para executar determinado programa próximas umas às outras no disco rígido. Isso faz com que os programas rodem mais rápido e a velocidade de carregamento de arquivos também melhore. Vamos entender como tudo funciona.

O que é desfragmentação de disco?

Quando você desinstala programas ou exclui arquivos de seu computador, você deixa espaços vazios no disco rígido onde os dados do programa/arquivo foram inseridos inicialmente. Ao instalar um novo programa ou baixar arquivos novos da internet, por exemplo, o computador vai procurar o primeiro espaço disponível no disco para inseri-los. Se eles não couberem por completo nesse espaço, terão parte alocada nele e parte alocada em outro espaço. Assim, quando precisarem ser acessados, o computador poderá ter que procurar suas partes em diversos locais diferentes do disco rígido.


Ao desfragmentar o disco, todas as partes do programa serão movidas e colocados em “fileira”, próximas umas às outras, para que o disco possa ser executado de forma otimizada. A máquina é inteligente o suficiente para perceber quais programas você usa com mais frequência e torná-los mais acessíveis no disco rígido para que eles possam ser executados ainda mais rapidamente.

Quando devo desfragmentar o disco?

Desfragmentar o seu disco rígido deve fazer parte de sua manutenção regular. Duas vezes por mês deve fazer a máquina funcionar em um nível ideal. No entanto, se você desinstala programas e move/exclui arquivos com muita frequência, pode fazer a desfragmentação 3 ou 4 vezes por mês.

Como desfragmentar o disco?


Antes de desfragmentar o disco, feche todos os programas abertos. É aconselhável fazer isso no final do dia, quando você não precisar mais usar a sua máquina, pois o processo poderá demorar.
Siga as instruções abaixo para desfragmentar o disco utilizando o Windows 7. Mesmo se seu sistema operacional for diferente, as instruções serão parecidas.

Passo 1: Clique em Iniciar e digite “scandisk” na barra de pesquisa de programas. Clique, então, em “Desfragmentar o disco rígido”.

Passo 2: Selecione a unidade que deseja desfragmentar e clique em “Desfragmentar disco”. O progresso será exibido e agora você só precisa esperar a desfragmentação ser concluída.

Existem, ainda, softwares criados para a desfragmentação de disco. Se você não quiser utilizar a ferramenta do próprio Windows, pode procurar um desses softwares.

0 comentários:

Postar um comentário