14/02/2014

3 Dicas para estar mais protegido na internet.

Denuncias diárias de monitoramento de contas de e-mail e de perfis nas redes sociais. Aumento dos crimes virtuais, como o roubo de senhas e dos dados bancários. A internet é um ambiente como qualquer outro, e os cuidados nela são tão importantes quanto cuidar da sua segurança nas ruas ou na sua casa, tendo em vista que os danos às suas informações causados pelos ataques do governo, das empresas ou de pessoas mal intencionadas podem ser muito prejudiciais a sua vida, podendo lhe colocar em um sério risco. A seguir, apresentarmos algumas dicas para que você possa navegar de forma mais segura na internet e proteger os seus dados.

Dica 1: Tor Browser

Para uma navegação segura, é indispensável que se use um navegador seguro. O Tor Browser (disponível para download neste link: www.torproject.org/projects/torbrowser.html) permite que o usuário navegue de forma anônima, mascarando seu IP, sem gravar informações de acessos aos sites, entre outros benefícios para a navegação mais segura. Há softwares como o Hotspot Shield que podem fazer o que ele faz em navegadores como o Google Chrome e o Mozilla Firefox, porém é mais aconselhável uma proteção total que só é possível com o Tor.



Dica 2: Crypto.cat

Trata-se de uma extensão disponível para diversos navegadores que permite que você converse com outras pessoas de forma mais segura. Funciona na modalidade de salas, que permitem conversas criptografadas em grupos. Para utilizá-lo basta baixar o aplicativo, executá-lo e instalar no seu navegador. Depois, é necessário que se dê um nome para a sala da sua conversa e, então, resta apenas convidar os seus amigos para conversar de forma mais segura na sala criada por você.


Dica 3: HTTPS

Especialmente para sites de bancos, algumas contas de e-mail e Facebook, htttps é um recurso que permite que você confira se está navegando da forma mais segura ou não. Trata-se de um cadeado ao lado do endereço do site, que deve estar verde para confirmar a sua segurança. Se o cadeado estiver com um ícone amarelo sobre ele, é porque a sua navegação não está tão segura assim.

Então, com estas três dicas básicas, você conseguirá navegar de forma mais segura na internet, protegendo todos os dados da sua navegação com o Tor Browser, conversando de forma criptografada através do Cryptocat e conferindo a sua segurança através do recurso Https. 

0 comentários:

Postar um comentário