Metal Gear Rising: Revengeance é um spin-off da franquia de
espionagem "Metal Gear Solid" produzido pela Platinum Games e lançado
em fevereiro de 2013 para Xbox 360 e Playstation 3. O foco do game agora é no
personagem Raiden protagonista de "Metal Gear Solid 2 Sons of
Liberty" que se transformou em um ciborgue-ninja mortal e agora deve
destruir uma conspiração controlada por milícia militar extremamente poderosa e
tecnologicamente imbatível.
História
“Revengeance” acontece alguns anos após os eventos de “Metal
Gear Solid 4” e mostra Raiden em uma batalha contra um grupo terrorista
liderado por Samuel, um ninja cibernético que usa crianças para o
desenvolvimento de soldados robôs.
O jogo acontece alguns anos após os eventos de "Metal
Gear Solid 4: Guns of the Patriots" onde Raiden, um dos personagens de
suporte, recebe agora um jogo totalmente dedicado às suas habilidades de
ninja-ciborgue. E tudo no enredo gira em torno de como o herói se transformou
no guerreiro de hoje e como a tecnologia de ponta da época atual está sendo
ilegalmente criada e comercializa por um grupo terrorista que usa crianças para
desenvolver robôs-ciborgues extremamente letais, malignos e dotados de
inteligência artificial extremamente avançada.
Jogabilidade
Durante todo o game, Raiden é mostrado como um personagem
incrivelmente poderoso. Isso, porém, não significa que nada será obstáculo para
ele, já que os inimigos pelo caminho são tão fortes quanto ele, se não mais.
Cada fase é diferente, traz novos tipos de oponentes e exige estratégias
completamente distintas.
O game tem uma configuração de botões muito bem estruturada
ao joystick, com comandos e funções fáceis de memorizar e de executar combos
devastadores sem qualquer tipo de complicação. As respostas são extremamente
ágeis, precisas e funcionam de maneira perfeita, como a mecânica de um jogo
deste tipo requer. Contudo, a ausência de um botão específico para defesa
permanente ou um atalho que faça Raiden rolar (desviar lateralmente ou para trás)
eleva consideravelmente a dificuldade do jogo.
Apesar de ser uma habilidade superpoderosa de Raiden, o
Katana Mode, como é chamado, não é a solução para todos os problemas. Nem
sempre ele será eficaz e, se ativado em um momento errado, pode acabar deixando
o personagem vulnerável a ataques. Por isso, tenha sempre noção dos ataques do
protagonista e, principalmente, do comportamento de seus inimigos.
Os controles para executar os cortes são simples, e em
alguns momentos, o mundo fica em câmera lenta enquanto você realiza combos e os
pedaços de seu inimigo voam.
O jogo permite que pontos sejam acumulados e distribuídos em
partes diferentes do corpo-ciborgue de Raiden, utilizando novos atributos,
golpes e habilidades de ataque que possam ajudar durante os combate
Gráficos
O design do protagonista, dos inimigos e sobretudo dos
chefes, é incrível e cheios de detalhes metálicos que mostram o capricho na modelagem,
na iluminação e na texturização das suas partículas (armaduras). Durante as
batalhas, é possível sentir o peso e influência de material da espada de Raiden
ao combater os inimigos sendo que cada
um deles possui uma dinâmica de movimentação e padrão de animação que adiciona
ainda mais credibilidade ao que se vê na tela. As texturas dos personagens,
principalmente de Raiden e seus inimigos, são muito detalhadas e
surpreendentes, os cenários também são muito bonitos. De fato, “Rising” é um
dos games mais bonitos do genêro.
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