06/03/2013

Conhecendo o SETUP

Boot Sequence

Quando o micro é ligado, o Bios procura o boot para instalá-lo na memória principal, conforme a seleção do item Boot Sequence, que determina a ordem de busca do Boot. As opções deste item são : (A:C:) ou (C:A:) o boot será instalado a partir do drive A, se não houver um disquete com o boot no drive A, o boot será instalado apenas através do drive C. Se o sistema operacional não estiver instalado no drive C o sistema pára . Nesta fase da montagem, a opção (C: A: não pode ser usada, porque o HD ainda não foi inicializado, portanto, não contém o sistema operacional.
Para dar continuidade á instalação do micro, deve-se fazer o Setup e configurar o Boot seguence com a opção (A:C:) em seguida, coloque um disquete no drive A contendo o boot e os programas de inicialização do HD que são o FDISK e o FORMMAT.

Virus Warning

Esta opção Setup award, quando habilitada ( enable ) , impede gravações no setor de boot e na tabela de partições, por este tratarem de locais preferenciais para instalação de vírus. Certos programas como o FDISK e o FORMAT ( programas de inicialização do HD ) , assim como instalaçã do sistema operacional, fazem gravações no setor de boot.
Quando esta opção estiver habilitada, o Bios impede a execução dessses programas, colocando na tela mensagem SYSTEM WARNING MESSAG (no caso de BIOS WARD). Assim sendo, esta opção deve ficar desabilitada para que se possa continuar com a instalação do PC.
Em outros Setups esta opção tem outros nomes, tais como: Hard Disk Vírus Protection ou Vírus Protection. Após a instalação do sistema operacional pode-se habilitá-la (enabled) impede a instalação de vírus, aparecendo a mensagem SYSTEM WARNING MESSAG. Também impede a instalação de programas de sistema para que se instale sistemas, esta opção deve estar desabilitada (disabled).


CPU Internal Cache
Habilita (enabled) a memória cache interna ao processador.


External Cache 
Ativa a memória cache externa.


Quick Power On Self Test
Habilitado, executa um teste rápido ao ligar o micro e também um rápido boot.
Desabilitado: executa um teste lento, que torna a instalação do boot lenta.


Boot Sequency
O micro, ao ser ligado ou após RESET, busca o sistema operacional no drive A ou no C, e o instala na mémoria TAM. As opçoes São: (A, C) e (C, A).

(A, C): Executa o boot a partir do drive A. Não havendo disquete boot no A, será instalado do C.
(C, A): Executa o boot a partir do drive C (winchester).


Swap Floppy Drive: 
Troca o Drive A pelo B e vice- versa.


Boot Up Floppy Seek: 
Desabilitado executa um boot rápido, reduzindo possibilidade de danos nas cabeças.


Boot Up NumLock Status: 
No teclado numérico, localizado á direita, as teclas têm dupla função ao ligar o pc: On: Ativa as teclas numéricas e o led NUM LOCK acenderá: OFF: As teclas terão a fnção de controle HOME, PGUP, PGDN, DEL, INSS. S tecla NUM LOCK alterna as funções.


Boot Up System Speed

High
Ativa velocidade alta (clock interno). Rxemplo: 100 MHz.

Low
Ativa velocidade baixa (clock externo). exemplo: 50 MHz. "esta opção deve ficar em high.

Hate A20 Option
Esta opção habilita uma linha de acesso rápido á memória superior a 1mb.

Typematic Rate Setting: 
É a repetição automática de uma tecla quando pressionada por um instante, Habilita-se esta opção para que se possa fazer a seginte programação:

Typematic Delay: 
É o tempo necessário de aperto de uma tecla para que a mesma apareça na tela. Este tempo está em milésimos de segundos (250 ms, 500 ms, 750 ms, 1000 ms).

Security Option: Através desta opção determina quando a senha será obrigatoria. Ss senhas servem como proteção do setup ou do Sistema Operacional e setup. As opções são:

SYSTEM: A senha será solicitada ao entrar no sistema operacional (windows/DOS) e também no SETUP.

SETUP: a senha será solicitada apenas ao entrar no SETUP.


Assign IRQ For VGA
Placas de vídeo antigas (EVGA), por serem lentas precisavam de IRQ para evitar um proglema conhecido por snow. As placas de vídeo modernas, por serem rápidas, não possuem esse problema, dispensando o uso do IRQ. Dessa forma, esta opção deve ficar desabilitada. Assim o IRQ fica disponível para interface que venha a ser instalada futuramente, como uma placa de som ou rede.

Vídeo Bios Shadow: a placa de vídeo possui o bios na memória ROM. O acesso á ROM é lento. Quando esta opção está habilitada, o conte[udo da ROM é transferido para uma área de RAM, que é a memória de acesso mais rápido, aumentando o desempenho do processador.
Os demais endereços de shadow ficam disponíveis para uma possível instalação de uma placa controladora que tenha BIOS como por exemplo, uma placa SCSI.


DRAM RAS Precharge Time.
Esta linha define o tempo de pré carga que pode ser 3 ou 4 clocks.
As informações da DRAM precisam ser regravadas a cada 4 ou 8 ms (milesegundos), em virtude da corrente de fuga, inerente a sua tecnologia de capacitância. Este item define a quantidade de clocks utilizados para o RAS (Row AddressStroube).


FRAM R/W Leadoff timing
Esta linha define o número de clocks de CPU permitidos antes serem executadas as leituras e gravações na DRAM.
(7/6) Sete clocks leadoff para leituras e seis clocks leadoff para gravação.
(6/5) Seis clocks oeadoff para leituras e cinco clocks leadoff para gravação.


Fast RAS to CAS Delay
Quando a dram é atualizada, ambas as linhas e colunas são endereçadas separadamente. Este item do setup permite que você determine o timing de transição do Row Adress Strobe (RAS) para Column Address Strobe (CAS). as opções são 3 e 2 clocks.

DRAM Read Burst (EDO / FP)
este item configura o EDO / FP DRAM Read Burst Timing. O timing utilizado depende do tipo de DRAm (EDO Burst Mode ou Standard Fast Page Mode) sobre uma base por banco. As opções são x222 / x333 , x333 / x444.


DRAM Write Burst Timing
Este item configura a DRAM. O timing usado depende do tipo de DRAM (modo de página padrão  ou modo EDO burst) em uma base de um por banco. As opções são x444, x333 e x222.


Fast Ma to RAS# Delay CLK
Este item é utilizado para configurar o Fast Ma (Memory Adress) para RAS Delay que controla os timings da DEAM Row Miss timings.

Fast EDO Path Select
Este item é utilizado, se o caminho mais rápido definido é selecionado para CPU, para ciclos de leitura da DRAM para o leadoff.
As opções são "Enabled" ou "Disable".


Refresh RAS# Assertion
Este item é utilizado para configurar o número de clocks RAS#, que é afirmado para a atualização de ciclos.


Power Management 
Este item determina as opções de gerenciamento de energia. O padrão é desabilitado. As páginas seguintes mostrarão as opções de cada item e descreverão o significado de cada opção.

Disabled: O gerenciamento de energia global será desabilitado.

User Define: O usuário pode configurar o gerenciamento energia.

Min Saving: Valores de timer pré-definidos ou utilizados nos seus valores máximos.

Max Saving: Valores de timer pré-definidos ou utilizados nos seus valores mínimos.

PM Control by APM
Se este item estiver configurado para No, o BIOS ignorará as chamadas de APM quando a energia é gerenciada pelo sistema.
Este item é configurado para Yes. O BIOS esperará pelo prompt do APM antes de entrar com qual quer modo PM como DOZE, STANDBY ou DUSPEND.


Vídeo OFFMthod

Blank Scren: o BIOS apenas escurecerá a tela quando desabilitar o Vídeo.

V/H SYN: Em adição ao Blank Screen, o BIOS desligará os sinais de sincronismo vertical e horizontal das placas VGA para monitor.

DPMS: Esta função está habilitada para as placas VGA que suportem DPM.


Doze Mode

1 Min ~ 1 H: Define o tempo contínuo de ociosidade antes sistema entrar no modo SRANSBY.
Disabled: O sistema nunca entrará no modo STANSBY.


Suspend Mode
1 Min ~1 H: Define o tempo contínuo de ociosidade antes do sistema  entrar no SUSPEND.
Disabled: O sistema nunca entrará no modo SUSPEND.


HDD Power Down
1 ~15 Min: Define o tempo contínuo de ociosidade do HD antes de desligar o seu monitor.
Suspend - O sistema desligará o motor do HD's quando o sistema entrar em modo SUSPEND.
Disabled - O motor do HD nao desligará.


Wake-Up Events In doze e Standby

IRQ3 ( Wake-up Event ): ON
IRQ5 ( Wake-up Event ): ON
IRQ8 ( Wake-up Event ): ON
IRQ12 ( Wake-up Event ): ON
Se uma destes itens estiver configurado para Off, as atividades de eventos nos IRQ 3, 5 ou 12 não reativarão o sistema a partir do Doze e Standby.


Power Down e Resume Events
Se este item estiver desabilitado, as atividades de eventos não serão monitoradas ao entrar no gerenciamento de energia.
Se este item estiver desabilitado, as atividades de eventos serão monitoradas ao entrar no gerenciamento de energia.

Resources Controled By 
Esta opção será selecionada em auto quando apenas placas PCI estiverem em uso.


Resources Controlled by
Esta opção, selecionada em manual, o programa apresenta a tela para devidas seleçoes.


Bios
A bios Award Plug and Play tem a capacidade de, automaticamente, configurar todos os dispositivos compatíveis com Plug Snd Play na inicialização. De qualquer modo, esta capacidade não significa absolutamente nada, a menos que você esteja usando um sistema operacional Plug e Play como Windows 95.


Reset Configuration Data
Este item permite que voce zere os dados de configuração.
IRQ 3/4/5/6/7/8/9/10/11/12/14/15, assigned to.
Este itens permitem designar IRQ para o barramento ISA e deixar indisponível para slots PCI. AS escolhas são legacy ISA e PCI / ISA PnP.
DMA 0/1/2/3/4/5/6/7 assigned to.
Este itens permitem designar DMA para barramento ISA e deixar indisponível para slot PCI. As escolhas são legacy ISA e PCI / ISA PnP.


PCI IRQ Activated by
Este itens configuram o método em que o barramento PCI reconhece quando um serviço IRQ está sendo requisitado por um dispositivo. Em todas as circunstância. você não deve mudar a configuração padrão, a menos que seja aconselhado pelo fabricante. Ss escolhas são Level (padrão) e Edge.


PCI IDE IRQ Map to
Este item permite configurar o seu sistema para o tipo de controladora de disco IDE em uso. Por padrão, o Setup assume que a sua controladora é um dispositivo ISA.
Se o seu sistema está equipado com uma controladora PCI, alterando isso permitirá que você especifique qual slot está a controladora e qual interrupção (A,B,C ou D) está associada com o disco rígido conectado.
Lembre-se que este ajuste refere-se ao disco rígido em si. Deste que cada controladora IDE suporte dois discos rígidos separados, você pode selecionar uma INT#.
Selecionado "PCI Auto" permite que o sistema, automaticamente, determine como seu disco IDE será configurado.


LOAD SETUP DEFAULT
Esta página refaz a configuração com os valores default do sistema e restabelece o funcionamento normal do computador. É um recurso seguro para quando a CMOS perde alimentação da bateria (bateria descarregada). Com esta configuração o sistema terá o melhor desempenho.
Após o uso desta opção, deve-se fazer as alterações que forem necessárias, por exemplo: alterar a página Boot Sequence, no BIOS FEATURES SETUP, conforme os recursos disponíveis.
Se nesta página houver as opções "A,C" e "C,A" e o caso exigir que o boot seja dado pelo drive A, obviamente, a escolha deverá ser "A,C".
Por outro lado, quando houver as opções "A,C, CD ROM" é imperativo que o boot deve ser dado através do CDROM. Então, a opção a ser escolhida e "CDROM, A,C".
Ambas as situações são tipicas do momento após a montagem do micro.

INTEGRATED PERIPHERALS:
Através deste passo faz-se a configuração do HD e endereços de portas lógicas.

IDE HDD Vlock Mode: Com esta função habilitada, a interface IDE recebe vários setores por vez enviados pelo HD. Este recurso otimiza a transferência entre processador e interface. Setups antigos não possuíam esta função, por isso as placas Super IDE antigas traziam um diquete com um programa chamado Driver para ativar o block mode. Os setups atuais trazem esta opção.
IDE Primay Master .
IDE Primay Slave
IDE Secondary Master.
IDE Secondary Slave.
O Bios possui duas maneiras para configurar o modo HD:


AUTO e MANUAL
Auto: Detecta automaticamente o modo dos HDs. Em alguns tipos de HD antigos, pode não encontrar as especificações: o Bios detectará um modo errado e causará falha no boot de sistema.

Manual: Através desta opção tenta-se um modo próprio que pode encontrar as especificações do HD. Há cinco modos definidos no modo manual: modos 0,1,2,3,4. O Default para esta opção é modo Auto e fornecerá um ótimo desempenho para o HD.

On-Chip Primary PCI IDE.
On - Chip Secondary PCI IDE.
Estes dois parâmetros são habilitados por default. Se forem desabilitados (disabled) desabilitara o controle IDE na placa.
Deve ser desabilitado quando o hd for controlado por outra interface.
USB Controller: Habilita ou desabilita o controlador do barramento Serial Universa.
Onborard FDD Controller: O default para esta opção é habilitado (enabled). Deve ser desabilitado quando o driver for controlado outra placa, como a Super IDE.
Porta Serial 1 / Porta Serial 2. As linhas Onboard Serial Port 1 e 2 controlam duas portas da placa-mãe. Podem ser: COM1, COM2, COM3, COM4 para porta serial 1 ou para a porta serial 2 ou desabilitada.

Onboard Parallel Port: Default para esta opção é 378. Este item controla a porta paralela na placa.
Onboard Parallel Mode: Defalt para esta opção é ECP / EPP. Pode-se selecionar EPP, ECP e modo SPP simplesmente mudando a seleção. Um destes modos devem ser selecionado. Um deles é o modo da impressora.

ECP Mode Use DMA: default: DMA3, caso o micro tenha impressora ECP.

Digite esc para voltar ao menu principal.
PASSOED SETTING - Através desta opção, instala-se a senha que permitirá o uso do computador somente por quem a conhecer. Uma vez que haja uma instalada, ela será solicitada conforme a seleção do item security option do BIOS FEATURES SETUP.
Security Option selecionada em SYSTEM: Senha será solicitada ao entrar no Sistema Operacional ou no Setup.

Security Option selecionada em SETUP: Senha será solicitada somente ao entrar no Setup.
Após a habilitação da senha , setup deve´ra ser salvo através da tecla F10 ou SAVE AND EXIT SETUP.
Há três chances de se entrar com a senha correta. Se errar, na terceira chance o sistema travará. A senha pode ter no máximo 8 caracteres.

Desabilitação da Senha:
1° Entre na opção PASSWORD SETTING.
2° No comando ENTER PASSWORD tecle enter.
3° Digite Enter novamente no comando Password Disabled.
4° Digite f10 para salvar e sair ou execute SAVE AND EXIT SETUP.
5° Confirme com "y"
IDE HDD AUTO DETECCTION- Este utilitário é usado para detectar os parâmetros dos HDS IDE instalados no micro.
O BIOS fornece três modos para suporte HD IDE normalmente e de capacidade maior que 528 MB.
A detecção será feita conforme o Modo do HD instalado.

Modo Normal: Para HD menor que 528MB.
Modo Large: Para HD maior que 528 MB.
Modo LBA: Para HD maior que 528 MB e menor que 8.4 GB que usa o modo logic block addressing.
É recomendado selecionar o modo LBA para HD maior que 528MB.

SAVE AND EXIT SETUP
Esta opção faz a gravação das respostas do setup CMOA, faz o encerramento do mesmo retorna ao sistema operacional. Esta opção pode ser executada através da tecla F10 EXIT WITHOUT SAVE: Esta opção fecha o Setup sem salvá-lo na CMOS.

Também pode-se sair do Setup sem salva-lo através da chave RESET do painel do gabinete, ou pelo acionamento simultaneo das teclas CONTROL / ALT / DEL. Neste casos a configuração anterior do setup será mantida.



Fico meio grande mas esta ae ate onde eu pude explicar.

0 comentários:

Postar um comentário