03/03/2013

Memória cache

A memória cache interna surgiu com o advento do processador 486 SX. A tarefa básica da memória cache é diminuir o tempo de acesso do processador á DRAM , visto que o tempo de acesso da DRAM é lento. A dram contém o programa em execução. A memória utilizada como cache é a SRAM (static ram). A SRAM tem o tempo de acesso muito mais rápido que da DRAM.

A SRAM é contruída através de uma tecnologia que dispensa o uso do refresh. O processador tem como missão buscar e executar o instruções do programa em execução. As instruções são os componentes dos programas, instalados na memória principal do computador.

Teoricamente seria algo mais ou menos assim, A cpu faz 4 acessos á DRAM para ler os dados A,B,C , D . No primeiro acesso gasta 60 ns para ler os dados na "A" no bloco  ABCD da DRAM . Neste momento, o circuito controlador da cache, situado no chipset, copia todo o bloco ABCD na cache. O 2°, 3°, 4° acessos para leitura dos dados BC e D serão feitos diretamente na cache com o tempo de 15ns.

Toda vez que a cpu executa uma busca de instrução, os dados correspondentes ao bloco acessado são transferidos para a memória CACHE através do chipset. A partir daí o processador passa a buscar os dados na cache até terminar esse bloco. A cache funciona como se fosse um atalho entre a cpu e a memória principal.

A memória cache aumenta o desempenho da cpu. É fácil concluir que quanto maior o tamanho da chache, maior será o desempenho do processador.

0 comentários:

Postar um comentário